Instalação audiovisual para realidade virtual
“Peças que falam” é uma instalação audiovisual baseada no livro “As Peças que Faltam”, (do original “Les Unités Perdues”), de Henri LeFebvre, composto por centenas de breves artigos sobre obras ou itens culturais que se perderam no tempo ou que nunca chegaram a existir.
Desenvolvido como um sistema generativo, a voz narrada é utilizada como matéria-prima para a criação de um ambiente sonoro dinâmico em constante mudança, através de técnicas de processamento de som em tempo real. A componente visual minimalista apresenta composições sempre diferentes, constituídas apenas pelo texto de cada “peça”, apresentado em várias camadas com diferentes processamentos e posicionamentos num espaço tridimensional.
Desenvolvida para óculos de realidade virtual, as componentes sonora e visual complementam-se na criação de uma experiência contemplativa e imersiva, que combina uma apresentação expositiva das peças de LeFebvre, com a vida orgânica de uma performance eletroacústica.
Os visuais foram implementados em Touchdesigner e o processamento sonoro em tempo real foi implementado em PureData.
“Peças que Falam” foi criada para a exposição “As Peças que Faltam” pela Terceira Pessoa associação cultural.
Audiovisual installation for virtual reality
“Pieces that speak” is an audiovisual installation based on the book “The Missing Pieces” (from the original “Les Unités Perdues”) by Henri LeFebvre, composed of hundreds of short articles about cultural works or items that have been lost in time or never came into existence.
Developed as a generative system, the narrated voice is used as raw material to create a dynamic, constantly changing sound environment through real-time sound processing techniques. The minimalist visual component presents ever-changing compositions, consisting solely of the text of each ‘piece,’ presented in several layers with different processing and positioning in a three-dimensional space.
Developed for virtual reality glasses, the sound and visual components complement each other in creating a contemplative and immersive experience that combines an expository presentation of LeFebvre’s pieces with the organic life of an electroacoustic performance.
The visuals were implemented in Touchdesigner and the real-time sound processing was implemented in PureData.